Featured

Coopera + MT: “Se não te dá medo, talvez o sonho não seja grande o suficiente”

  • Artigos em destaque na home: Artigo Principal

Ator e apresentador cuiabano, Otaviano Costa compartilhou sua trajetória pessoal e inspirou o público do Coopera + MT 

O que a trajetória do ator e apresentador Otaviano Costa e o sistema cooperativista têm em comum? Na palestra “Levante-se e Brilhe”, realizada durante o Coopera + MT, em Cuiabá, ficou claro para o público o quanto a capacidade de superação do palestrante cuiabano pode ensinar a fundadores, gestores e técnicos de cooperativas mato-grossenses. 

“Sonhar dá medo, sim. E é justamente esse medo que mostra que você está indo na direção certa. Se os seus sonhos não te assustam, talvez não estejam à altura dos seus talentos”, provocou. Para Otaviano, o segredo para que tanto a vida pessoal quanto a gestão de uma cooperativa deem certo é nunca desistir de si mesmo. 

“Mesmo que o cenário não ajude, não esteja positivo, não perca a crença em você. Esse processo tem frustrações, erros, aprendizados e ciclos de acertos. No empreendedorismo e no cooperativismo é preciso sempre se lembrar desse pilar fundamental que é acreditar em você mesmo, na ideia que deu origem a tudo”, convidou. 

Resiliência, persistência e coragem são fundamentais nesse caminho. E, de vez em quando, é preciso “trocar de roupa” ao longo da jornada. “Eu precisei literalmente me despir para mostrar aos meus gestores que eu estava preparado para ir além. É um jogo de risco e reinvenção e ele pode ser importante na sua cooperativa também”, pontuou. 

Uma reinvenção que pode ser no produto, como uma troca de embalagem ou de estratégia de marketing, ou no próprio líder cooperativista. Otaviano explica que mesmo se mantendo na mesma cooperativa é possível inovar. 

“Quando você já tentou de tudo, é hora de mudar de estratégia. Ou seja, mudar o tipo de serviço, aprimorar o olhar sobre a cooperativa, trocar a comunicação... É se dar a chance também de se permitir em outro local dentro da própria cooperativa. Isso é se reinventar, é não ter medo de ter medo. É continuar sonhando e, assim, existindo e persistindo”, argumentou, fechando a programação do Coopera + MT em grande estilo.

Sobre o Coopera + MT

A segunda edição do Coopera + MT, organizada pelo Sistema OCB/MT, teve como tema central “Cooperativismo e Economia: Construindo um modelo de negócio competitivo e sustentável”. Com um público qualificado, reuniu 485 participantes, entre lideranças, gestores e profissionais de cooperativas mato-grossenses no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. A próxima edição será em 2027. 

 
Featured

COOPERA + MT: Agroindustrialização de MT passa pelo cooperativismo 

  • Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 1

Potencial de expansão das cooperativas em MT foi ponto central de palestra magna com Frederico Azevedo (Sistema OCB/MT) e Tania Zanella (Sistema OCB)

O papel e as potencialidades de expansão do sistema cooperativista na economia mato-grossense deram o norte da segunda palestra magna do Cooperar + MT, evento realizado na terça (23) em Cuiabá. O painel reuniu Frederico Azevedo, superintendente do Sistema OCB/MT, e Tânia Zanella, superintendente do Sistema OCB nacional, num diálogo repleto de insights e dicas para quem quer empreender de forma cooperativa. 

Azevedo destacou o papel de Mato Grosso e sua importância como estado pujante, que carrega em si várias oportunidades para o cooperativismo. Entre elas, o executivo chamou atenção para o poder que as cooperativas têm de incentivar a economia de escala. O uso de tecnologia para o desenvolvimento da inovação nas empresas e o acesso a novos mercados também foram citados. 

O superintendente trouxe projeções que mostram que, até 2050, 49% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial estará no sudeste da Ásia. “Mato Grosso não pode mais ficar vinculado a um país, e isso depende cada vez mais de cadeias produtivas e entidades fortes, para que haja expansão e atendimento a outros mercados. O modelo cooperativista potencializa ainda mais esse caminho”, ressaltou.

Azevedo também destacou o cuidado que cada cooperativa deve ter com seu negócio e o olhar atento às janelas de oportunidades que estão se abrindo nas cadeias produtivas de soja, algodão e milho, entre outras. Não se trata apenas de expansão em volume, mas principalmente da industrialização de commodities – um processo que tem se intensificado no estado. “Precisamos ficar atentos porque há como agregar valor ao agro de forma a fortalecermos a parceria entre as cooperativas. Só a produção primária não vai trazer mais sustentabilidade ao setor”, frisou. 

Mercados mais próximos como Chile, Argentina, Paraguai e Colômbia também foram destacados como de interesse, principalmente nos dias atuais, em que a logística estadual tem sido aprimorada. Outros aspectos foram citados por Azevedo como impulsionadores de oportunidades para as cooperativas: os avanços com a nova reforma tributária, a pulverização de recursos no sistema cooperativista e a necessidade que o mercado tem sinalizado quanto à diversificação de culturas agropecuárias. 

Já a superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella, destacou governança e gestão como o DNA do sistema cooperativista brasileiro, chamando a atenção para que os conselheiros estejam mais próximos das discussões, participando no desenvolvimento de estratégias em suas cooperativas. “É preciso estar cada vez mais alinhado para que cada um de vocês possa posicionar sua cooperativa como forte concorrente no seu setor de atuação”, convidou.

O fato de o sistema cooperativista brasileiro abranger 27 milhões de brasileiros levou a superintendente a destacar a importância do setor ter sua própria representação política. Um exemplo dessa necessidade ocorreu recentemente com as discussões no Congresso Nacional sobre a reforma tributária. 

“Foi uma luta necessária. Em 45 dias, o setor se mobilizou para defender mudanças significativas no texto da reforma tributária, e conseguimos. A versão anterior trazia imensas perdas às cooperativas, inclusive com bitributação, e a mobilização política contribuiu para essa conquista”, citou a executiva. 

Fomento à cultura do cooperativismo, necessidade de planejamento para a sucessão e formação de lideranças nas cooperativas e no sistema cooperativista foram citados pela superintendente como algumas das estratégias fundamentais para o setor. Para referendar sua fala, Tania Zanella destacou o portfólio de soluções do Sistema OCB, mostrando que, para cada demanda, há um serviço ou produto voltado para apoiar e incentivar a atuação das cooperativas. 

Sobre o Coopera + MT

A segunda edição do Coopera + MT, organizada pelo Sistema OCB/MT, teve como tema central “Cooperativismo e Economia: Construindo um modelo de negócio competitivo e sustentável”. Com um público qualificado, reuniu 485 participantes, entre lideranças, gestores e profissionais de cooperativas mato-grossenses no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. A próxima edição será em 2027. 
Featured

COOPERA + MT: Visão de futuro de Mato Grosso passa pelo cooperativismo

  • Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 3

Papel das cooperativas no futuro do estado foi destacado durante o Coopera + MT, maior evento de inovação do setor realizado hoje pelo Sistema OCB/MT 

 O desenvolvimento da economia mato-grossense de uma matriz primária, ancorada na produção de commodities, para a agroindustrialização passa pelo sistema cooperativista. A colaboração e o trabalho em conjunto são fundamentais para que o estado dê o próximo passo em sua história recente. 

O recado pautou a fala do vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, durante o Coopera + MT, evento realizado nesta terça (23) no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, pelo Sistema OCB/MT. Maior evento de inovação do cooperativismo mato-grossense, o congresso reuniu uma plateia qualificada para pensar o futuro do setor, que soma quase 1,8 milhão de cooperados responsáveis por movimentar mais de R$ 47,95 bilhões e gerar mais de 15 mil empregos diretos.

Pivetta abordou as principais conquistas do Estado nos últimos sete anos e ressaltou o papel do sistema cooperativista em sua visão de futuro. “Nós estamos num período de muita oportunidade. Estamos vivendo um segundo ciclo econômico que é a agregação de valor dos produtos do agro. É importante que o produtor se una em cooperativas para industrializar as nossas matérias-primas. Com isso, vamos poder exportar além de commodities, aumentando o valor agregado”, sugeriu Pivetta.

Segundo o vice-governador, “unir um grupo de pessoas para fazer algo importante é um ato de amor e de fé”. “Nós, empreendedores que queremos um mundo melhor, temos que expressar nossa fé. Cooperar é uma maneira de expressar a fé e somando pessoas de boa vontade, a gente faz”, afirmou. 

O mundo de oportunidades para as cooperativas de Mato Grosso foi apresentado ao longo do Coopera + MT em três palestras magnas e cinco trilhas temáticas sobre Gestão de Pessoas, Governança e Autogestão, Negócios, Sustentabilidade e Impacto Social e Inteligência Tributária no Cooperativismo. 

Rogério Ramos Cardoso, diretor de uma cooperativa de criação de tilápias em Cuiabá, acompanhou o Coopera + MT durante todo o dia. Com quatro anos de experiência no sistema cooperativista, ele agora está se preparando para expandir a atuação para Juína, e explica que aproveitou ao máximo as oportunidades do congresso para fazer relacionamento e aprender mais. 

“Peguei vários contatos e a minha mente está explodindo”, brincou ele. “Em cada sala que eu entrava, vi o quanto a programação está surpreendente. É tanta informação que nem dei conta de anotar tudo. Fiquei o tempo todo pensando ‘como não pensei nisso?’, ou associando com o que a gente vive no cotidiano. Foram muitas dicas”, explicou. 

De acordo com o presidente do Sistema OCB/MT, Nelson Piccoli, era exatamente essa a intenção do Coopera + MT: contribuir para cada uma das cooperativas mato-grossenses. “O dia de hoje com certeza será um diferencial na história do cooperativismo no nosso estado. O evento tem essa missão de acrescentar às cooperativas, seja esclarecendo dúvidas ou contribuindo para a gestão dos negócios”, observou o presidente.  

Com frequência bienal, o Coopera + MT se tornou nesta segunda edição um fórum para centralizar reivindicações e dúvidas, explicou Piccoli. “É nossa obrigação fortalecer essa importante rede de colaboração formada pelas nossas cooperativas”, argumentou. 

“O Coopera + MT se mostrou uma grande oportunidade para as cooperativas se juntarem e discutir conhecimento”, enfatizou Frederico Azevedo, superintendente do Sistema OCB/MT. O evento reuniu mais de 90 presidentes de cooperativas, somando ao todo 485 participantes. “Nossa meta era compartilhar informação qualificada e também inspirar cada uma das cooperativas presentes para que, dentro das suas potencialidades e características, elas possam cada vez mais brilhar e ter resultado”, ponderou.

Ramos Seguros Entre os assuntos abordados ao longo da programação do Coopera + MT, teve destaque a chegada de um novo ramo do cooperativismo, o de seguros. O diretor Institucional da OCB/MT, Ricardo Balbinot, explicou que, com a promulgação da Lei Complementar 213/2025, em janeiro deste ano, as cooperativas podem formar suas próprias seguradoras ou operar em parceria com outras já existentes, num mercado que movimentou R$ 207,12 bilhões em 2024.

Para tanto, as cooperativas deverão ter um CNPJ próprio e operar sob regulação da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). “Neste momento, um grupo de trabalho acompanha a regulamentação da lei e, nos próximos dias, haverá uma consulta pública para esclarecer como será a adequação operacional. A partir daí, Mato Grosso também poderá adentrar nesse novo segmento do cooperativismo”, explicou Balbinot.

Sobre o Coopera + MT. A segunda edição do Coopera + MT, organizada pelo Sistema OCB/MT, teve como tema central “Cooperativismo e Economia: Construindo um modelo de negócio competitivo e sustentável”. Com um público qualificado, reuniu 485 participantes, entre lideranças, gestores e profissionais de cooperativas mato-grossenses no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. 

Featured

COOPERA + MT: Ex-diretor do Banco Central alerta para estagnação da economia brasileira 

  • Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 2

Nesta terça de manhã, Alexandre Schwartsman abriu a programação do Coopera + MT, maior evento de inovação do cooperativismo mato-grossense 

Economista e ex-diretor do Banco Central, Alexandre Schwartsman abriu a programação do Coopera + MT, evento realizado pelo Sistema OCB/MT nesta terça (23) em Cuiabá. O cenário econômico internacional e brasileiro deu o tom da apresentação, que enfatizou o momento de incerteza causado pela política de tarifas norte-americana e a estagnação da economia brasileira.  

Em sua segunda edição, o Coopera + MT é o evento de inovação e visão de futuro do cooperativismo em Mato Grosso. Organizado pelo Sistema OCB/MT, o congresso aborda diversos temas estratégicos para o setor, como é o caso da macroeconomia. 

De acordo com Schwartsman, um dos pontos de atenção deve ser o momento incomum que vive a economia norte-americana, ainda a maior do mundo. Com indicadores mostrando crescimento econômico e alta produtividade, os Estados Unidos estão com sua moeda (dólar) em desvalorização, inclusive perante o real. 

O enfraquecimento do dólar deve-se à falta de confiança dos investidores internacionais na economia norte-americana, atualmente sujeita às decisões diárias e intempestivas do presidente Donald Trump. “O que vemos não é só uma elevação brutal de tarifas, mas uma variação imprevisível. Nem temos certeza de onde está a tarifa efetiva média norte-americana atualmente, que era em torno de 10%. As tarifas mudam todo dia, conforme o humor do presidente, e isso impacta a economia mundial”, alertou.

Assim como no Brasil, o Banco Central norte-americano tem mantido os juros elevados para conter a inflação – medida que afeta Brasil e outros países emergentes. “Enquanto os EUA mantêm juros altos, o ambiente global fica mais desafiador. Há pressão sobre o câmbio, fuga de capitais de países emergentes e limitação ainda maior para cortes de juros domésticos”, explicou.

Se a instabilidade marca a economia norte-americana, no Brasil a palavra é estagnação. O crescimento da economia brasileira está em torno de 3% ao ano, o que Schwartsman avalia não ser um resultado expressivo, mas significativo diante dos 2% que o país apresentou nos últimos anos. No entanto, a produtividade brasileira está estática, especialmente na indústria. 

A exceção é o setor agropecuário, o único que apresenta crescimento constante. “O setor agrícola tem apresentado um crescimento em torno de 6% ao ano nos últimos 14 anos, resultado da absorção de tecnologia e da inserção internacional do agro brasileiro”, observou.

De acordo com Schwartsman, quem mais injeta recursos na economia brasileira, atualmente, é o governo federal, por meio das políticas distributivas e retributivas, como Bolsa Família, BPC (Benefício de Prestação Continuada), pensões, aposentadorias e outros benefícios sociais. “Em três anos, foram R$ 310 bilhões injetados na economia por meio dessas transferências que chamo de ‘da família’”, informou o economista.

Com isso, a demanda de consumo no Brasil se mantém em alta, pressionando a inflação. A avaliação é que, mesmo com indicadores que retiram efeitos temporários da alta de preços, os resultados permanecem próximos a 5% ao ano. Para ele, a expectativa é de uma acomodação até pelo menos o terceiro trimestre de 2027, em ritmo lento. “Não é uma explosão inflacionária, mas sim uma queda muito gradual, consequência direta dos desequilíbrios macroeconômicos do país”, analisou.

Na avaliação do economista, o Banco Central (BC) do Brasil não tem espaço para movimentos mais ousados na Selic. Embora o ciclo de alta já tenha sido interrompido, a queda dos juros tende a ser moderada. “O BC não está mais subindo a taxa, mas também não tem condições de acelerar cortes. A política monetária segue travada por um ambiente fiscal frágil e por incertezas estruturais”, destacou.

Segundo ele, a economia brasileira precisa lidar não apenas com as próprias fragilidades, mas também com o contexto internacional menos favorável. Isso amplia o risco de manter a taxa Selic em níveis elevados por mais tempo, o que encarece o crédito e restringe o crescimento.

Quando se olha para o futuro econômico do Brasil, o ponto central continua sendo a necessidade de maior responsabilidade fiscal, enfatizou Schwartsman. “O ritmo da desinflação não depende só do Banco Central. Enquanto a política fiscal não se alinhar, a economia continuará presa a juros altos e inflação resistente.

Sobre a Coopera + MT

A segunda edição do Coopera + MT, organizada pelo Sistema OCB/MT,  teve como tema central “Cooperativismo e Economia: Construindo um modelo de negócio competitivo e sustentável”. Com um público qualificado, reuniu 467 participantes, entre lideranças, gestores e profissionais de cooperativas mato-grossenses no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. 

Featured

Sistema OCB/MT destaca o cooperativismo na 1ª Reunião das Agrárias da UFMT

  • Artigos em destaque na home: Artigo Inferior 1

A entidade reforçou o papel do cooperativismo como agente de transformação em prol da sustentabilidade.

O Sistema OCB/MT marcou presença na 1ª Reunião das Agrárias: Era do Carbono, evento que reúne os cursos de Agronomia, Zootecnia, Engenharia Florestal e Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A analista ambiental Juliane Soares representou a entidade no painel Programa ABC+, reforçando o papel fundamental do cooperativismo na busca por uma agricultura mais sustentável.

O evento acontece de 15 a 19 de setembro e se propõe a debater as inovações e desafios da agricultura mato-grossense. O painel sobre o Programa ABC+ reuniu especialistas para discutir tecnologias, linhas de crédito e a produtividade com foco na sustentabilidade.

Em sua apresentação, Juliane Soares abordou o tema Sustentabilidade em foco: O Cooperativismo como agente de transformação, destacando como as cooperativas têm se posicionado na vanguarda da adoção de práticas sustentáveis. Ela ressaltou que, por sua natureza coletiva, o modelo cooperativista facilita a disseminação de tecnologias e o acesso a programas que visam a redução da pegada de carbono.

Ainda em sua fala, Juliane apresentou o mapa estratégico do Sistema OCB Nacional – 2025-2030, que define o fomento a práticas de sustentabilidade como um dos objetivos estratégicos do cooperativismo. Ela também destacou os programas oferecidos pelo Sistema OCB para auxiliar as cooperativas nessa jornada, como o ESGCOOP que conta com soluções como  Neutralidade de Carbono e a Eficiência Energética.

A discussão no painel incluiu a participação de Bruno Bendô, engenheiro agrônomo da Sedec-MT, Marcos Carvalho, médico veterinário, e Alex Oliveira, engenheiro agrônomo, ambos do Sistema Famato.

A participação do Sistema OCB/MT reforça a importância de integrar a visão cooperativista nos debates acadêmicos e técnicos sobre o futuro da agropecuária, mostrando que a colaboração e a organização coletiva são ferramentas poderosas para enfrentar os desafios ambientais e econômicos da era do carbono.

 

Featured

Coopera + MT é certificado como evento carbono neutro

  • Artigos em destaque na home: Artigo Inferior 2

Evento do Sistema OCB/MT em Cuiabá adota medidas sustentáveis e compensa 100% de suas emissões, reforçando o papel do cooperativismo na agenda ESG.

O Sistema OCB/MT anuncia uma importante iniciativa de sustentabilidade para o Coopera + MT – 2ª Edição: o evento agora é Certificado Carbono Neutro. Agendado para o próximo dia 23 de setembro, em Cuiabá, o encontro que reunirá as maiores lideranças do cooperativismo brasileiro será também um exemplo de responsabilidade ambiental.

A certificação, concedida pela O'green Brasil, empresa do Grupo Econom, garante que o impacto ambiental do evento será minimizado. Para isso, todas as emissões de gases de efeito estufa geradas no Coopera + MT – 2ª Edição serão neutralizadas por meio da aquisição de créditos de carbono validados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Essa medida reforça o papel do cooperativismo na agenda ESG (Ambiental, Social e de Governança).

“Essa certificação reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental, mostrando que o cooperativismo constrói um mundo melhor em todos os sentidos”, destaca Frederico Azevedo, superintendente do Sistema OCB/MT.

Programação de Destaque

O Coopera + MT contará com a presença de palestrantes renomados. Entre os nomes confirmados, estão o economista e ex-diretor do Banco Central, Alexandre Schwartsman, que trará sua análise sobre o cenário econômico e a competitividade do cooperativismo. Ele se junta a lideranças do Sistema OCB/MT e OCB Nacional, como Frederico Azevedo, Ricardo Balbinot e Tânia Zanella, além de autoridades como o vice-governador Otaviano Pivetta. E para encerrar o dia de aprendizado com uma dose de inspiração, o evento terá a palestra de Otaviano Costa sobre o tema: Mentalidade Cooperativista: Rompendo Barreiras para Crescer.

Os participantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em cinco eixos temáticos simultâneos, criados para atender às necessidades estratégicas do setor:

  • Gestão de Pessoas: Focado em liderança e desenvolvimento de talentos.
  • Governança e Autogestão: Discussões sobre os pilares de solidez e transparência.
  • Negócios: Perspectivas sobre inovação e novas oportunidades de mercado.
  • Sustentabilidade e Impacto Social: Abordará o papel do cooperativismo na agenda ESG.
  • Inteligência Tributária: Estratégias para otimizar a gestão fiscal.

Serviço

O quê: Coopera + MT – 2ª Edição

Quando: 23 de setembro de 2025

Onde: Centro de Eventos do Pantanal, Cuiabá (MT)

Mais informações e inscrições: https://cooperamaismt.coop.br/

Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema OCB/MT

Featured

V Seminário Jurídico destaca conquistas e desafios do cooperativismo

  • Artigos em destaque na home: Artigo Inferior 3

 

V Seminário Jurídico do Sistema OCB reúne nesta terça-feira (9), em Brasília, advogados, contadores e especialistas de todo o país para debater os principais avanços e desafios do cooperativismo nos campos jurídico e tributário. A abertura foi conduzida pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, que destacou a importância do encontro como um fórum de alto nível para consolidar conhecimentos e fortalecer a segurança jurídica das cooperativas brasileiras. “Quero agradecer a todos os participantes e palestrantes que se dedicam a construir esse ambiente de troca e aprendizado. É assim que fortalecemos o nosso modelo de negócio, criando bases sólidas para o futuro”, afirmou.

O presidente destacou três pontos centrais que estarão no foco do seminário: a regulamentação do ramo de seguros, os avanços alcançados com a Reforma Tributária e a consolidação da rede de profissionais que atuam na área jurídica e contábil do movimento. Segundo ele, a criação do ramo Seguros é uma oportunidade única de ampliar o acesso da população a esse tipo de serviço. “Estamos muito atentos ao processo regulatório, em diálogo com a Susep e nossos consultores, para que esse novo ramo nasça bem estruturado e seja capaz de cumprir sua missão de maneira responsável. O seguro cooperativo pode ser uma ferramenta essencial para ampliar a proteção da população, mas precisa nascer com qualidade e inteligência”, reforçou. 

Márcio também destacou a conquista recente do reconhecimento do ato cooperativo no âmbito da Reforma Tributária. Ele lembrou que, após décadas de debate, a nova legislação trouxe maior segurança ao modelo, resultado de um esforço conjunto de todo o movimento. “Alcançamos maturidade no diálogo com a Receita Federal e com a equipe responsável pela Reforma. Ainda temos regulamentações a enfrentar, mas conquistamos um marco que traz justiça e equilíbrio para as nossas operações”, avaliou. 

Por fim, o presidente reforçou a importância de o seminário contribuir para a formação de uma rede nacional de excelência jurídica e contábil. “O cooperativismo já movimenta uma economia trilionária e reúne mais de 25 milhões de cooperados. Precisamos construir inteligência, procedimentos acertados e uma comunicação mais clara sobre o nosso modelo de negócios. O futuro do cooperativismo depende dessa união”, concluiu. 

Palestra magna: recuperação judicial e a exclusão do ato cooperativo  

Logo após a abertura, o evento recebeu a palestra magna do ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que abordou um tema de grande relevância: a exclusão dos atos cooperativos dos processos de recuperação judicial. 

Segundo Cueva, três fundamentos principais justificam essa exclusão. O primeiro é a natureza jurídica diferenciada: a cooperativa de crédito não atua como banco tradicional, mas em uma lógica em que os associados são, ao mesmo tempo, donos e usuários da instituição. O segundo é a proteção do sistema cooperativo: submeter os créditos de uma cooperativa à recuperação judicial significaria transferir o prejuízo para todo o conjunto de cooperados, o que distorceria a lógica do modelo. O terceiro ponto é a coerência legislativa e constitucional: o ato cooperativo é protegido pela Constituição Federal e pela Lei 5.764/1971, que há mais de 50 anos estabelece suas particularidades. 

“A exclusão dos atos cooperativos da recuperação judicial não é um privilégio, mas uma consequência da própria natureza do sistema. Esse entendimento garante segurança para que as cooperativas sigam cumprindo seu papel econômico e social sem comprometer a proteção de seus associados”, afirmou o ministro. 

Com uma programação intensa ao longo do dia, o V Seminário Jurídico segue com debates sobre regime tributário, split payment, aspectos societários e painéis específicos sobre cooperativismo financeiro, de saúde e agropecuário. 

Featured

Sistema OCB/MT impulsiona a capacitação cooperativista em Mato Grosso

  • Artigos em destaque na home: Artigo Inferior 3

Com foco em qualificação e desenvolvimento, o Sistema fecha o mês de agosto com um balanço positivo de formações que fortaleceram o cooperativismo no estado.

O mês de agosto foi marcado por um intenso calendário de cursos e formações promovidos pelo Sistema OCB/MT por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Mato Grosso (Sescoop/MT). As qualificações, que percorreram diversas cidades do estado, tiveram como objetivo principal fortalecer as cooperativas, preparando dirigentes, conselheiros e colaboradores para os desafios do mercado.

A programação abrangeu desde temas estratégicos como Gestão de Clínicas, em Lucas do Rio Verde, e o DNA Cooperativo - Cultura Cooperativista, em Canarana e Primavera do Leste, até formações focadas em habilidades específicas, como o curso de Comunicação de Alta Performance em Rondonópolis.

A relevância da governança foi um dos destaques do mês, com duas turmas do curso Governança para Conselheiros realizadas em Chapada dos Guimarães, uma voltada para cooperativas do agronegócio e outra para as de trabalho, consumo e mineral. Além de uma palestra online sobre Compliance e Integridade, com o objetivo de capacitar e conscientizar as cooperativas mato-grossenses sobre a relevância de programas de conformidade. A iniciativa contou com a participação de mais de 80 pessoas.

A pauta de inovação também marcou presença com o curso de Gestão Estratégica com IA para Cooperativas, em Cuiabá, que apresentou como a inteligência artificial pode impulsionar a eficiência e a tomada de decisões baseadas em dados.

Para Tatiane Perondi, gerente de Educação e Promoção Social do Sistema OCB/MT, a diversidade dos cursos reflete a dedicação em atender às necessidades do movimento cooperativista.

"Nossa área de Educação se dedica a desenvolver conhecimentos e habilidades essenciais para a qualificação de dirigentes e colaboradores. Acreditamos que o investimento em capacitação não só eleva o nível técnico de nossos profissionais, mas também fortalece os princípios do cooperativismo e a governança das nossas cooperativas", afirma.

Tatiane ainda ressaltou que as formações são um benefício exclusivo para cooperativas regulares com o Sistema OCB/MT, reforçando a importância de manter a situação regularizada para acesso às qualificações.

Próximas oportunidades: confira o calendário de setembro

O ciclo de capacitações continua em setembro, com mais dois cursos de destaque já confirmados. As inscrições podem ser feitas diretamente pelo site www.capacita.coop.br/mt.

Calendário de setembro:

  • 1º de setembro: DNA Cooperativo – Cultura Cooperativista I - Sicoob Primavera - Primavera do Leste
  • 04 e 05 de setembro: Comunicação de Alta Performance em Sorriso
  • 16 de setembro: DNA Cooperativo – Cultura Cooperativista I  - Coopefibra – Campo Verde
  • 19 de setembro: Fórum de Ramos – Saúde | Sueco – Malai Manso Resort
  • 22 de setembro: DNA Cooperativo – Cultura Cooperativista I – Sicoob União – Cuiabá
  • 22 de setembro:  Trilha Fundamental da Agropecuária – Online
  • 23 de setembro: Coopera + MT  - Centro de Eventos do Pantanal – Cuiabá
  • 27 de setembro: DNA Cooperativo – Cultura Cooperativista I – Educanobres - Nobres
  • 29 de setembro: DNA Cooperativo – Cultura Cooperativista I – CMT Coop - Sinop

Fique atento e aproveite para garantir sua vaga e continuar investindo no seu desenvolvimento profissional.

Featured

Programação do Coopera + MT revela encontro com lideranças de peso e temas estratégicos

  • Artigos em destaque na home: Artigo Inferior 3

A pouco menos de um mês de sua realização, o Coopera + MT – 2ª Edição está com a programação fechada e promete um dia de imersão total para as cooperativas de Mato Grosso. O evento, que acontece em 23 de setembro, em Cuiabá, foi desenhado para ser uma plataforma estratégica, reunindo especialistas e lideranças de diversas áreas para discutir o futuro do cooperativismo.

Além das esperadas palestras magnas e dos painéis de discussão, o evento contará com trilhas temáticas que aprofundarão o conhecimento em áreas fundamentais para o sucesso das cooperativas.

A abertura do Coopera + MT contará com a presença de figuras de destaque que darão o tom do evento. Entre os nomes confirmados, estão o economista e ex-diretor do Banco Central, Alexandre Schwartsman, que trará sua análise sobre o cenário econômico e a competitividade do cooperativismo. Ele se junta a lideranças do Sistema OCB/MT e OCB Nacional, como Frederico Azevedo, Ricardo Balbinot e Tânia Zanella, além de autoridades como o vice-governador Otaviano Pivetta. E para encerrar o dia de aprendizado com uma dose de inspiração, o evento terá a palestra de Otaviano Costa sobre o tema: Mentalidade Cooperativista: Rompendo Barreiras para Crescer.

Trilhas Temáticas

No período da tarde, a programação se divide em cinco eixos temáticos simultâneos, permitindo que os participantes escolham as trilhas que mais se alinham aos seus interesses e necessidades:

  • Gestão de Pessoas: Esse eixo abordará como a valorização do capital humano é essencial para o crescimento das cooperativas. Com a participação de especialistas de renome nacional, o foco será em liderança, alta performance e desenvolvimento de talentos, temas importantes para qualquer organização.
  • Governança e Autogestão: A discussão aqui será sobre os pilares que sustentam a solidez e a transparência do modelo cooperativista. Líderes de cooperativas de sucesso e conselheiros independentes de empresas compartilharão suas experiências e melhores práticas para uma gestão eficiente.
  • Negócios: Para quem busca inovação e expansão, esse eixo trará perspectivas sobre novas oportunidades e estratégias. Empreendedores e especialistas do mercado de negócios digitais compartilharão suas visões sobre como o cooperativismo pode se manter competitivo e à frente das tendências.
  • Sustentabilidade e Impacto Social: A agenda ESG está no centro das discussões globais, e este eixo mostrará como as cooperativas podem ser protagonistas na construção de um futuro mais justo e sustentável. O painel contará com a experiência de consultores especializados e de personalidades que inspiram milhões com o poder da colaboração.
  • Inteligência Tributária no Cooperativismo: Essencial para a saúde financeira, este tema será abordado por advogados e especialistas que desvendarão as complexidades fiscais e apresentarão estratégias para otimizar a gestão tributária das cooperativas.

Conheça a programação completa e o perfil de cada especialista que fará parte do Coopera + MT. Clique aqui para saber mais.

Serviço

  • O quê: Coopera + MT – 2ª Edição
  • Quando: 23 de setembro de 2025
  • Onde: Centro de Eventos do Pantanal, Cuiabá (MT)
  • Mais informações e inscrições: https://cooperamaismt.coop.br/

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema OCB/MT

Featured

Empresários chineses conhecem o cooperativismo mato-grossense

  • Artigos em destaque na home: Artigo Inferior 3

O Sistema OCB/MT recebeu, nesta terça-feira (26), a visita do diretor da TINKT Intl Trade, Yin Pan, e do assessor Jorge Shih Hung, em uma agenda voltada à prospecção de oportunidades de negócios e parcerias estratégicas no estado.

A TINKT é uma empresa brasileira de capital chinês que atua com foco em investimentos em recursos minerais e soluções de construções modulares. A visita, integra uma programação organizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) e teve como objetivo apresentar o cenário do cooperativismo em Mato Grosso.

A gerente de Inteligência e Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB/MT, Sâmyla Sousa, liderou a reunião. Ela destacou o crescimento do cooperativismo no Brasil e, em especial, no estado, apresentando dados que demonstram a força e a importância desse modelo de negócio para a economia local.

Também participaram do encontro, o coordenador do Observatório do Cooperativismo, Júlio Rossi e a Analista Ambiental, Juliane Ávila, além do coordenador de Comércio Exterior da Sedec-MT, Leonardo Figueiredo.

A TINKT Mineração possui uma atuação diversificada. No setor mineral, a empresa adquiriu uma área de mineração em Rondônia e obteve o Guia de Utilização (GU).  Além da mineração, a empresa atua no setor de insumos e equipamentos em parceria com a chinesa Zhengfei Wang Agriculture. Essa colaboração visa a exportação de fertilizantes — como cloreto de amônio, sulfato de amônio granulado e alguns tipos de fosfato — para o mercado agrícola da região Centro-Oeste brasileira.

A visita da comitiva teve como objetivo identificar novas oportunidades de investimento em áreas minerais no estado, avaliar a viabilidade de implantação de uma unidade de produção ou montagem de construções modulares, e estabelecer parcerias locais para a distribuição de fertilizantes, motobombas e materiais industriais. Além disso, a empresa busca iniciar relacionamentos com instituições públicas e parceiros privados para futuros projetos.

Featured

Sistema OCB/MT recebe novas cooperativas em evento Portas Abertas

  • Artigos em destaque na home: Artigo Inferior 3

Cinco novas cooperativas conheceram o portfólio de serviços e produtos ofertados pelo Sistema

O Sistema OCB/MT realizou nesta quarta-feira, 27 de agosto, o evento online 'Portas Abertas', dedicado às cooperativas registradas no primeiro semestre de 2025. O principal objetivo foi apresentar o amplo portfólio de serviços e produtos disponíveis para impulsionar o desenvolvimento dessas novas organizações.

O encontro contou com a participação de cinco cooperativas recém-registradas: a SuperFibra (Tapurah), a MT Cotton (Nova Mutum), a Copanorte (Nova Ubiratã), a Coopernop (Sinop) e a COOAN (Guarantã do Norte).

A abertura do evento foi feita pelo presidente do Sistema OCB/MT, Nelson Piccoli, que deu as boas-vindas aos novos membros, reforçando a importância de uma conexão próxima com cada cooperativa. "Este encontro é uma oportunidade para nos aproximarmos e para vocês saberem que, para toda dificuldade, a OCB/MT tem como ajudá-los. Vocês terão uma nova visão de que, em questões de contabilidade e jurídico, temos algo a oferecer, além de cursos, atividades de promoção social e serviços de inteligência", destacou Piccoli.

Em seguida, o superintendente Frederico Azevedo apresentou a missão, o propósito e os valores do Sistema OCB/MT. Ele explicou a estrutura das três casas que o compõem — a Fecoop CO/TO, a OCB/MT e o Sescoop/MT — e detalhou os benefícios e as responsabilidades inerentes ao modelo de negócio cooperativista.

A gerente de Inteligência e Desenvolvimento de Cooperativas, Sâmyla Sousa, destacou os produtos do Observatório do Cooperativismo e os serviços das áreas Jurídica, Ambiental e Tributária. Ela também apresentou o portfólio de Desenvolvimento de Cooperativas, que inclui diagnósticos estratégicos focados no crescimento sustentável. Esses diagnósticos analisam frentes como governança, gestão, conformidade legal, princípios cooperativistas, desempenho econômico-financeiro, sustentabilidade (ESG) e negócios.

A gerente de Educação e Promoção Social, Tatiane Perondi, mostrou as soluções educacionais alinhadas às necessidades de cada ramo, como o Aprendiz Cooperativo, a Educação Executiva e a Vitrine CapacitaCoop. Ela também apresentou os programas de Promoção Social, que abordam saúde, bem-estar, inclusão, diversidade, voluntariado, cultura e educação cooperativista.

O evento foi finalizado pela coordenadora de Marketing e Comunicação, Clarissa Rosa, que falou sobre as campanhas de pertencimento, como 'Somos Coop', o 'Ano Internacional das Cooperativas' e o evento 'Coopera + MT'. Clarissa reforçou o compromisso da área em oferecer um apoio estratégico para o crescimento das novas cooperativas.

Acervo Senar-MT
Featured

Sistema OCB/MT destaca o cooperativismo no Encontro de Produtores da Fazenda Pantaneira

  • Artigos em destaque na home: Artigo Inferior 1

Modelo de negócio se destaca como solução viável por oferecer vantagens fiscais, maior competitividade e acesso a mercados globais com certificações em grupo

O Sistema OCB/MT participou do Encontro de Produtores da Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS), realizado na sexta-feira (22/08). O evento, promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e pela Embrapa Pantanal, reuniu produtores rurais, pesquisadores e autoridades.

Com o objetivo de apresentar o cooperativismo como um modelo de negócio que pode trazer ainda mais resultados positivos para os produtores rurais do Pantanal Mato-grossense, a gerente de Inteligência e Desenvolvimento de Cooperativa, Sâmyla Sousa, ministrou a palestra O papel do Cooperativismo no fortalecimento da cadeia produtiva e participou de uma mesa de diálogo sobre o tema.

Durante sua apresentação, Sâmyla detalhou como o modelo cooperativista é uma ferramenta para o desenvolvimento e a economia na região, permitindo que os produtores fortaleçam sua posição no mercado e adotem práticas que unem produtividade e conservação do bioma. Ela ainda apresentou o caso de sucesso da cooperativa Cocamar, do estado do Paraná, que desde 2021 está no mercado da carne.

"O cooperativismo pode ser um aliado do produtor pantaneiro no cenário atual. Nesse modelo de negócio, conseguimos obter melhores preços na compra de insumos e medicamentos, por exemplo, negociando em grandes volumes. Além disso, o modelo nos garante um regime de tributação diferenciado, que será uma vantagem importante com a reforma tributária”, explicou a gerente.

A participação de Sâmyla também se estendeu a uma mesa de diálogo onde ela debateu os benefícios do cooperativismo ao lado de representantes de certificadoras, da Embrapa Pantanal e da Famato. Sua contribuição reforçou o compromisso do Sistema OCB/MT com as pautas da produção e a valorização do produtor pantaneiro como protagonista na conservação do bioma.

“No âmbito do mercado global, a cooperativa pode buscar certificações em grupo, o que facilita a obtenção de selos internacionais de qualidade. Isso valoriza a nossa carne e demonstra que a produtividade no Pantanal caminha lado a lado com a sustentabilidade”, completou Sâmyla.

A presença do Sistema OCB/MT no evento destaca a importância da intercooperação e da colaboração entre setores para a construção de um futuro mais próspero para o agronegócio de Mato Grosso.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema OCB/MT

Featured

Palestra sobre Compliance e Integridade reforça a importância da conformidade nas cooperativas mato-grossenses

  • Artigos em destaque na home: Artigo Inferior 2

Evento virtual contou com a participação de mais de 80 pessoas e destacou a governança como pilar para a sustentabilidade e longevidade do setor.

Em um cenário cada vez mais pautado pela transparência e ética, o Sistema OCB/MT, em parceria com o Sistema OCB Nacional, promoveu nesta segunda-feira, 18 de agosto, uma palestra virtual sobre Compliance e Integridade. O evento, conduzido pela consultora de Compliance, Riscos e Auditoria Interna, Érika Andrade, teve como objetivo capacitar e conscientizar as cooperativas mato-grossenses sobre a relevância de programas de conformidade. A iniciativa contou com a participação de mais de 80 pessoas.

O superintendente do Sistema OCB/MT, Frederico Azevedo, reforçou a relevância do tema para o setor. "O compliance é um pilar fundamental para a saúde e a longevidade das nossas cooperativas. Ele nos ajuda a construir uma cultura de ética e transparência, elementos essenciais para a governança e a confiança dos nossos cooperados e da sociedade em geral. Estar em conformidade é um diferencial competitivo que agrega valor e protege nosso modelo de negócio", afirmou.

A palestra abrangeu desde o histórico do compliance no Brasil, destacando a Lei de Anticorrupção de 2013, até os benefícios tangíveis de um programa de conformidade, como a mitigação de riscos reputacionais, jurídicos e financeiros, além dos riscos significativos de não estar em conformidade. A consultora também detalhou as sanções previstas em lei para empresas que não cumprem as normas, como o perdimento de bens, direitos e a suspensão parcial ou total das atividades.

Érika Andrade apresentou os 10 pilares essenciais para um programa de compliance efetivo, enfatizando que a estrutura deve ser adaptada ao perfil e às necessidades de cada cooperativa. Ela também abordou as regulamentações específicas que regem diferentes segmentos, como as cooperativas de crédito, saúde e agronegócio, destacando a importância da conformidade em cada área.

Em sua apresentação, a especialista também mostrou a jornada de sucesso para a implantação do programa de compliance, destacando o papel essencial da alta direção nesse processo. Segundo Érika, o engajamento e o comprometimento dos líderes são indispensáveis para que o programa seja eficaz e se integre de fato à cultura organizacional.

O evento proporcionou às cooperativas mato-grossenses orientações valiosas sobre como fortalecer suas práticas de governança, garantindo um futuro mais seguro e transparente para o cooperativismo no estado. Érika Andrade ressaltou que estar em compliance não é apenas uma obrigação legal, mas uma estratégia inteligente para assegurar a sustentabilidade e a credibilidade das organizações.

Programa Compliance

O Sistema OCB/MT está disponibilizando a Solução Compliance e Intengridade para as cooperativas registradas e regulares que estejam participando do diagnóstico de Governança e Gestão. O objetivo é auxiliar as cooperativas na estruturação de um programa de Compliance eficaz, protegendo o negócio e promovendo a ética e a transparência.

Para mais informações, é só entrar em contato diretamente com a Coordenação de Autogestão do Sistema OCB/MT.

Featured

Renomado economista Alexandre Schwartsman está confirmado no Coopera + MT 2ª Edição

  • Artigos em destaque na home: Artigo Inferior 3

Evento será em Cuiabá com foco em conteúdos estratégicos e práticos para impulsionar o crescimento e a perenidade das cooperativas.

O Sistema OCB/MT anuncia os primeiros nomes confirmados para a 2ª edição do Coopera + MT, o maior evento de inovação e futuro do cooperativismo em Mato Grosso. Com uma programação que contará com mais de 20 palestrantes, o evento terá três palestras magnas e cinco eixos temáticos. Gratuito para as cooperativas, o encontro será no dia 23 de setembro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

"Nesta edição, reforçamos nosso compromisso com uma programação que traz o que há de mais relevante para o futuro do setor, democratizando o acesso a conteúdos estratégicos e de alto nível, preparando nossas cooperativas para que se tornem ainda mais competitivas e sustentáveis”, destaca Frederico Azevedo, Superintendente do Sistema OCB/MT.

O renomado economista e ex-diretor do Banco Central, Alexandre Schwartsman, é um dos nomes de destaque que subirá ao palco. Ele irá conduzir a primeira palestra magna do evento, com o tema: "Cooperativismo e Economia: Construindo um modelo de negócio competitivo e sustentável".

Schwartsman trará sua expertise em análise macroeconômica para debater o cenário atual e seus impactos diretos nas cooperativas, oferecendo uma visão estratégica para os desafios e oportunidades do setor.

Eixos Temáticos

O evento contará com uma variedade de eixos temáticos para aprofundar temas essenciais para o cooperativismo. Os dois primeiros a terem os palestrantes anunciados são:

Eixo Sustentabilidade e Impacto Social

Neste eixo, o público terá a oportunidade de se aprofundar em como as cooperativas podem atuar como agentes de transformação. Entre os palestrantes, estão:

  • Vicente Carvalho: Fundador do Razões para Acreditar, uma das maiores plataformas de notícias positivas do Brasil. Vicente irá compartilhar sua visão sobre como a colaboração e a união podem gerar impacto social e inspirar milhões de pessoas.
  • Rosilene Rosado: Especialista em Sustentabilidade e ESG com certificações globais (GRI, IBMI e Insper), Rosilene trará sua vasta experiência em mapeamento de impactos e elaboração de relatórios para orientar as cooperativas a fortalecerem sua governança ESG.
  • Neide Sencovici: Executiva com vasta experiência em ESG e Investimento Social Privado, Neide abordará como as cooperativas podem se tornar protagonistas na construção de um futuro mais justo e sustentável.

Eixo Inteligência Tributária

O foco será em desvendar as complexidades do cenário fiscal para otimizar a gestão financeira das cooperativas. A programação inclui:

  • Amanda Oliveira Breda Rezende: Advogada e Coordenadora Tributária do Sistema OCB Nacional, Amanda é uma referência no setor e trará uma análise valiosa sobre as oportunidades e desafios do cenário tributário para o cooperativismo.
  • João Caetano Muzzi Filho: Advogado e Doutor em Direito Tributário pela UFMG, João Caetano é um nome de destaque no direito cooperativo, com uma carreira sólida e expertise para oferecer uma visão aprofundada.
  • Marcus Vinicius Montanari: Com mais de 25 anos de experiência, o especialista em impostos indiretos irá desvendar os segredos da tributação no cooperativismo, fornecendo ferramentas para otimizar processos e garantir a saúde financeira das cooperativas.

Serviço

  • O quê: Coopera + MT – 2ª Edição
  • Quando: 23 de setembro de 2025
  • Onde: Centro de Eventos do Pantanal, Cuiabá (MT)
  • Mais informações e inscrições: https://cooperamaismt.coop.br/

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema OCB/MT

Featured

COOPERLAF inicia implantação do Programa Negócios Coop do Sistema OCB/MT

  • Artigos em destaque na home: Artigo Inferior 3

O Sistema OCB/MT deu início ao Programa Negócios Coop na Cooperativa Luverdense de Agricultores Familiares (COOPERLAF), localizada em Lucas do Rio Verde, onde atua no processamento e na comercialização de produtos da agricultura familiar.

O Programa Negócios Coop tem como objetivo estruturar a cooperativa internamente, visando aprimorar sua capacidade de comercialização de forma eficiente e sustentável. O programa é baseado em cinco pilares: Organização do Quadro Social para Empreender, Produção, Gestão, Agregação de Valor e Mercado.

"Nosso objetivo é oferecer as ferramentas necessárias para que as cooperativas possam se fortalecer de dentro para fora, construindo uma gestão mais sólida e estratégias de mercado que gerem resultados sustentáveis para todos os cooperados", explica a gerente de Inteligência e Desenvolvimento de Cooperativa, Sâmyla Sousa.

A trilha de implementação é dividida em três etapas. A primeira, o Diagnóstico Assistido, foi concluída com mais de 16 horas de consultoria e instrutoria, realizadas nos dias 6 e 7 de agosto. Nas próximas fases, o Sistema OCB/MT apresentará um plano de ação, que será validado e, posteriormente, executado pela cooperativa. A implementação do plano de melhorias focará no fortalecimento institucional e na ampliação do alcance de mercado da COOPERLAF.

Expectativas para o crescimento da cooperativa

Altamir Ziliotto Júnior, presidente da COOPERLAF, comentou sobre o início do programa. "O sentimento que define esse encontro é esperança. Estamos com esperança de conseguir desenvolver a cooperativa, de conseguir atender às expectativas dos cooperados, de atender o nosso crescimento e de conseguir realmente aumentar e crescer a cooperativa através do programa".

Negócios Coop

O Negócios Coop oferece soluções completas para a cooperativa, abrangendo tanto o mercado nacional quanto o internacional. As soluções incluem:

  • Organização Mercadológica: Consultorias e instrutorias para organizar a cooperativa internamente nos temas já mencionados.
  • Promoção Nacional: Apoio na expansão do mercado nacional e na conquista de novos parceiros comerciais por meio de alertas de editais de compras públicas, feiras, missões e rodadas de negócios.
  • Qualificação para a Exportação: Sensibilização e qualificação individualizada de cooperativas para aumentar sua competitividade exportadora.
  • Promoção Internacional: Apoio à cooperativa na expansão para o mercado internacional e na conquista de novos parceiros comerciais por meio de feiras, missões comerciais e rodadas de negócios.

Sua cooperativa também pode crescer

Quer fortalecer a gestão e ampliar o mercado da sua cooperativa? Conheça o Programa Negócios Coop e saiba como o Sistema OCB/MT pode apoiar o desenvolvimento do seu negócio. Entre em contato conosco e saiba mais!

 Fonte: Assessoria de Imprensa – Sistema OCB/MT

 

Featured

Sistema OCB/MT participa de missão internacional para fortalecer visão global e estratégia de cooperativistas

  • Artigos em destaque na home: Artigo Inferior 3

 

A Jornada dos Superintendentes 2025, coordenada pelo Sistema OCB, levou lideranças cooperativistas brasileiras para uma imersão de cinco dias na Espanha, entre 28 de julho e 1º de agosto, com o objetivo de fortalecer competências estratégicas e ampliar a visão global do movimento.

A iniciativa, realizada em parceria com a IESE Business School – uma das mais renomadas escolas de negócios do mundo – combinou formação acadêmica de alto nível, visitas técnicas e experiências culturais, consolidando-se como um espaço para troca de conhecimentos e construção de soluções inovadoras para promover o cooperativismo no Brasil.

A programação foi desenhada para provocar reflexões sobre os desafios da gestão contemporânea, em especial em contextos complexos e em constante transformação. Nos dias de capacitação em Barcelona, no campus norte da IESE, os superintendentes do Sistema OCB participaram do programa Visão Global para a Liderança, conduzido por professores com experiência internacional em estratégia, inovação, economia e gestão de operações.

A participação do superintendente do Sistema OCB/MT, Frederico Azevedo, foi fundamental para trazer a perspectiva e as necessidades do cooperativismo de Mato Grosso para o debate. Ele destacou a importância de aplicar os conceitos de inovação e visão global aprendidos na Espanha para impulsionar o desenvolvimento das cooperativas mato-grossenses, adaptando-os à realidade local e fortalecendo a competitividade no mercado.

Estratégia

Workshops sobre ambientes VUCA (marcado por volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, exigindo líderes capazes de tomar decisões rápidas e estratégicas diante de cenários em constante mudança), alianças estratégicas e transformação digital desafiaram os participantes a repensar modelos de atuação e buscar respostas práticas para o fortalecimento do Sistema OCB em seus estados.

Segundo a superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella, a missão reforçou o compromisso da organização com o desenvolvimento contínuo das lideranças do movimento. "O cooperativismo brasileiro é forte e diverso, mas para mantermos esse protagonismo precisamos estar conectados ao que há de mais avançado em gestão, inovação e visão global. Essa jornada foi uma oportunidade para refletirmos sobre o futuro e voltarmos ainda mais preparados para apoiar nossas cooperativas e comunidades", afirmou.

Além da imersão acadêmica, a jornada promoveu experiências práticas em instituições de referência. Em Madri, os superintendentes conheceram a Fundação Espriu, entidade que representa as cooperativas de saúde e de seguros na Espanha, e o HLA Moncloa University Hospital, onde puderam explorar temas como inovação, modelos de gestão cooperativista e uso de tecnologia – aprendizados que dialogam com desafios enfrentados por cooperativas de diferentes ramos no Brasil.

Estímulo à criatividade

A programação também contemplou momentos de networking e de imersão cultural, com a proposta de ampliar horizontes e estimular a criatividade dos participantes. Barcelona, com seu ambiente inovador e multicultural, serviu de cenário para reflexões sobre liderança transformadora e construção de soluções colaborativas.

Na Espanha, o cooperativismo representa 13,4% do PIB e mais de 2,2 milhões de empregos, com cooperativas atuando em setores como energia renovável, crédito, agroindústria e serviços sociais. Casos como a Mondragón Corporation, no País Basco, demonstram a força de modelos de negócios baseados em colaboração, inovação e resiliência – características que também impulsionam o cooperativismo brasileiro. "Essa é a essência do nosso trabalho: aprender, compartilhar e transformar realidades por meio do cooperativismo", concluiu Tania Zanella.


A inclusão do parágrafo ficou como você esperava? Posso fazer alguma alteração se precisar.

Featured

Cooperativismo em Mato Grosso impulsiona a economia e anuncia evento estratégico em setembro

  • Artigos em destaque na home: Artigo Inferior 3

Evento gratuito visa impulsionar o cooperativismo no estado com foco em inovação, desenvolvimento e novas parcerias, abordando temas fundamentais para o setor.

O setor cooperativista em Mato Grosso continua a ser um motor robusto para a economia, com dados de 2024 que comprovam sua força e impacto. Com mais de 15 mil empregos diretos gerados, quase 1,8 milhão de cooperados e um volume de mais de R$ 47,95 bilhões em ingressos, o cooperativismo demonstra sua capacidade de dinamizar a economia e promover o desenvolvimento local em diversas frentes, como agronegócio, crédito, saúde, infraestrutura e consumo.

Neste contexto de expansão e impacto significativo, Mato Grosso se prepara para sediar, em 23 de setembro, o Coopera + MT – 2ª Edição, um evento estratégico, 100% gratuito e exclusivo para as cooperativas do estado.

"Os resultados do cooperativismo em Mato Grosso em 2024 são a prova concreta de que estamos no caminho certo. Os números evidenciam a solidez e o crescimento contínuo do setor no estado. O Coopera + MT chega no momento certo para que nossas lideranças possam, juntas, traçar os próximos passos e garantir que esse impacto positivo continue a crescer na vida de cada mato-grossense", declara Frederico Azevedo, superintendente do Sistema OCB/MT.

A segunda edição do Coopera + MT terá uma programação diversificada, cuidadosamente pensada para ser uma verdadeira plataforma estratégica. O objetivo é fomentar o intercâmbio de conhecimentos, a prospecção de novas tendências e a criação de parcerias sustentáveis entre as cooperativas. Com palestras inspiradoras, painéis de discussão aprofundados e trilhas de aprendizado, o evento abordará eixos temáticos essenciais para a evolução e o futuro do cooperativismo em Mato Grosso.

Serviço:

  • O que: Coopera + MT – 2ª Edição
  • Quando: 23 de setembro de 2025
  • Onde: Centro de Eventos do Pantanal, Cuiabá (MT)
  • Mais informações e inscrições: https://cooperamaismt.coop.br/
Featured

Sistema OCB/MT investe em capacitação de cooperativas com cursos gratuitos para colaboradores

  • Artigos em destaque na home: Artigo Inferior 3

Capacitações em Gestão de Projetos Sociais e Comunicação de Alta Performance impulsionam o desenvolvimento e o impacto das cooperativas mato-grossenses.

O Sistema OCB/MT, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Mato Grosso (Sescoop/MT), promoveu no mês de julho duas importantes iniciativas de capacitação para colaboradores de cooperativas do estado: o curso de Gestão de Projetos Sociais e o Workshop de Comunicação de Alta Performance.

Ambos os cursos foram oferecidos de forma totalmente gratuita em Cuiabá, reforçando o compromisso do Sistema OCB/MT com o desenvolvimento profissional e social do cooperativismo mato-grossense. É importante destacar que somente cooperativas regulares com o Sistema OCB/MT foram atendidas nessas qualificações.

A iniciativa visa aprimorar as habilidades dos profissionais cooperativistas, capacitando-os para atuar de forma mais eficaz tanto na elaboração e execução de projetos com impacto social quanto na comunicação estratégica de suas ações.

Tatiane Perondi, gerente de Educação e Promoção Social do Sistema OCB/MT, destaca a relevância dessas formações: "Nossa missão é impulsionar o desenvolvimento das cooperativas, e a capacitação é um pilar fundamental para isso. Ao oferecer cursos como Gestão de Projetos Sociais e Comunicação de Alta Performance, estamos investindo diretamente na capacidade dos colaboradores de gerar valor, não apenas para suas cooperativas, mas para toda a comunidade. Queremos que o cooperativismo seja cada vez mais um agente de transformação social, e essas ferramentas são essenciais para alcançarmos esse objetivo."

A importância da capacitação foi evidenciada pelo depoimento de participantes, como Alana Dourado, da Unimed do Vale do Sepotuba, que ressaltou a conexão entre os cursos e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. "Nós, como cooperativas, temos a responsabilidade de fazer com que esses objetivos sejam alcançados. O curso de gestão de projetos sociais veio para nos dar o conhecimento para que a gente consiga desenvolver esses projetos e colocá-los na prática por meio do Dia C", afirmou Alana.

Conheça mais detalhes das capacitações oferecidas:

O curso de Gestão de Projetos Sociais atendeu 22 colaboradores de 12 cooperativas, enquanto o Workshop de Comunicação de Alta Performance capacitou 30 colaboradores de 11 cooperativas diferentes. Esses números demonstram o alcance e a relevância das capacitações oferecidas pelo Sescoop/MT para o aprimoramento contínuo do setor.

Gestão de Projetos Sociais

O curso de Gestão de Projetos Sociais, com 16 horas de aulas presenciais realizadas nos dias 28 e 29 de julho, das 08h às 17h, teve como objetivo principal capacitar os profissionais para planejar, desenvolver, executar e controlar projetos sociais em sintonia com o Programa Dia de Cooperar (Dia C). A formação abordou desde a compreensão do programa até a vivência da organização de um evento real, ensinando o passo a passo da criação e os itens essenciais para um projeto social de sucesso.

Comunicação de Alta Performance

Ministrado pelo especialista Igor Henrique, o Workshop Comunicação de Alta Performance, com 16 horas presenciais em Cuiabá nos dias 31 de julho e 01 de agosto de 2025, na CDL, ofereceu técnicas e ferramentas práticas para aprimorar a clareza, objetividade e persuasão nas interações comunicativas diárias.

Programação de agosto

O Sistema OCB/MT segue comprometido com a capacitação contínua e já divulgou a programação de cursos para o mês de agosto, com diversas opções para os colaboradores das cooperativas regulares. Confira:

  • 04 e 06 de agosto: Gestão de Clínicas
  • 06 e 07 de agosto: DNA Cooperativo - Cultura Cooperativista - Sicredi Araxingu
  • 07 e 08 de agosto: Gestão Estratégica com IA para Cooperativas
  • 14 e 15 de agosto: Comunicação de Alta Performance
  • 18 de agosto: Palestra Compliance
  • 21 e 22 de agosto: Governança para Conselheiros - Cooperativas Agro
  • 25 e 26 de agosto: Gestão Estratégica com IA para Cooperativas
  • 26 de agosto: DNA Cooperativo - Cultura Cooperativista - Sicoob Primavera
  • 25 a 27 de agosto: Gestão de Clínicas – Unicred
  • 28 e 29 de agosto: Governança para Conselheiros – Cooperativas de Trabalho, Consumo e Mineral

As inscrições para os próximos cursos podem ser feitas pelo site: www.capacita.coop.br/mt

As iniciativas do Sistema OCB/MT reforçam o compromisso com o aprimoramento contínuo das cooperativas, garantindo que estejam preparadas para os desafios do mercado e para a promoção de um impacto social cada vez mais relevante.

Featured

Dia do Agricultor: Como o cooperativismo eleva a produção e a prosperidade em Mato Grosso

  • Artigos em destaque na home: Artigo Inferior 2

Por Frederico Azevedo

No dia 28 de julho, celebramos o Dia do Agricultor, uma data para reconhecer e aplaudir a força motriz do nosso estado, o coração pulsante que impulsiona a economia e garante o alimento em nossas mesas. Em Mato Grosso, essa figura é ainda mais emblemática, pois é o trabalho incansável de cada agricultor que nos posiciona como um dos maiores produtores de alimentos do mundo, gerando riqueza e incontáveis empregos.

Sabemos que os números do agronegócio mato-grossense são grandiosos e já bem conhecidos. No entanto, hoje quero convidá-los a olhar para uma perspectiva diferente, a do agricultor que decidiu ser cooperado e que, ao lado de seus pares, colhe os frutos de um modelo de negócio que valoriza a coletividade e a sustentabilidade.

O cooperativismo agropecuário em Mato Grosso é mais que um setor em crescimento; é um pilar fundamental da nossa produção. Atualmente, nosso ramo Agropecuário é composto por 70 cooperativas, um ecossistema diversificado que reflete a riqueza de nossas lavouras e rebanhos. Desse total, 51 cooperativas são do segmento agronegócio, dedicadas à produção de commodities para exportação, como a soja, o milho e o algodão. Temos também 10 cooperativas agrofamiliares, essenciais na produção de alimentos, frutas e verduras que chegam às mesas de todo o estado, e 9 cooperativas agrolácteas, que garantem a captação de leite e produção de derivados lácteos de qualidade.

Essa união de forças se traduz em números expressivos. O ramo Agropecuário detém o maior volume de ingressos (receitas) dentre todos os ramos do cooperativismo em Mato Grosso, alcançando um total impressionante de R$ 24,88 bilhões em 2023. Isso demonstra a relevância das cooperativas na produção agrícola e de leite em nosso estado.

Mas a força do cooperativismo vai além da receita bruta. O Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) das cooperativas do ramo agropecuário totalizou R$ 75,94 bilhões na safra 2022/23, representando cerca de 42% do VBP de Mato Grosso. Isso significa que quase metade de toda a riqueza gerada pela agropecuária mato-grossense passa pelas mãos dos nossos cooperados.

Quando falamos das principais commodities, a representatividade das cooperativas é ainda mais notável. Na safra 2023/24, 47% da produção de soja e milho de Mato Grosso passou por uma cooperativa agrícola, e 55% da produção de algodão do estado proveio de cooperativas agrícolas.

Essa não é apenas uma estatística; é a prova viva de que o modelo cooperativista oferece um caminho de sucesso para o agricultor. Ao se unir a uma cooperativa, o produtor rural ganha acesso a melhores condições de compra de insumos, escoamento da produção, assistência técnica especializada, e, o mais importante, voz ativa nas decisões que impactam seu dia a dia e seu futuro.

Neste Dia do Agricultor, quero parabenizar cada homem e mulher do campo que, com seu suor e dedicação, constrói a grandeza de Mato Grosso. E, em especial, parabenizar aqueles que abraçaram o cooperativismo, mostrando que juntos somos mais fortes, mais produtivos e capazes de colher resultados ainda mais abundantes.

O Sistema OCB/MT tem orgulho de representar e apoiar essa jornada. Que a força do cooperativismo continue a impulsionar o agronegócio mato-grossense para patamares cada vez mais elevados, garantindo prosperidade para nossos agricultores e segurança alimentar para o mundo.

*Frederico Azevedo é superintende do Sistema OCB/MT - O Sistema OCB/MT é a representação oficial das cooperativas em Mato Grosso, formado pela OCB/MT, Sescoop/MT e pela Federação de Sindicatos de cooperativas que atua nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal (FECOOP CO-TO). Nossa missão é fortalecer, representar e desenvolver o cooperativismo mato-grossense por meio do modelo de autogestão.

Featured

Sistema OCBM/MT participa da 1ª edição do Intercâmbio entre Unidades Estaduais do Sistema OCB do Centro Oeste e Tocantins

  • Artigos em destaque na home: Artigo Inferior 3

O Sistema OCB/MS recebeu a 1ª edição do Intercâmbio entre Unidades Estaduais do Sistema OCB do Centro Oeste e Tocantins, reunindo cerca de 30 representantes das Unidades Estaduais da OCB de Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás e Tocantins. A iniciativa tem como propósito promover a troca de experiências, identificar boas práticas e fomentar estratégias integradas de gestão, respeitando as especificidades regionais.

Participaram pelo Sistema OCB/MT o Superintendente Frederico Azevedo, a Gerente Geral Tainá Heizmann, a Gerente de Inteligência e Desenvolvimento de Cooperativas, Sâmyla Sousa, a Gerente de Educação e Promoção Social, Tatiane Perondi e a Gerente Administrativa e Financeira, Sirley Ferreira.

A abertura do encontro contou com uma apresentação cultural do projeto Som e Vida, seguida das boas-vindas do presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis. “É uma honra sermos os primeiros anfitriões deste movimento. O fortalecimento do cooperativismo passa por compartilhar soluções criativas, promover a cooperação entre estados e integrar pessoas. Esse intercâmbio é um marco na construção de uma atuação mais alinhada e eficiente em nossa região”, afirmou.

Ao longo do dia, foram apresentados cinco painéis temáticos que abordaram aspectos centrais da atuação das OCEs. No primeiro, voltado à promoção social, foram compartilhadas ações como o Aprendiz Cooperativo, o Programa FIC, o projeto Elas Pelo Coop MS e o Natal da Cooperação, mostrando como a atuação estruturada pode transformar comunidades por meio da educação, inclusão e solidariedade. Na sequência, o painel sobre formação profissional trouxe estratégias de ampliação da capacitação cooperativista por meio da plataforma Capacitacoop e apresentou projetos desenvolvidos pelos alunos do FORMACOOP, com resultados concretos nas cooperativas participantes.

O terceiro painel abordou o relacionamento com as cooperativas, destacando práticas de escuta ativa, personalização de soluções e uso de tecnologia para estreitar os laços institucionais. Já o painel de dados estratégicos demonstrou como o uso do Power BI permite o acompanhamento em tempo real dos principais indicadores institucionais, promovendo uma cultura de dados integrada entre áreas como planejamento, financeiro, gestão de pessoas e monitoramento. O último painel trouxe experiências sobre governança e inovação na gestão, com destaque para o uso da inteligência artificial no suporte a processos internos, boas práticas em recursos humanos, ferramentas digitais para gestão de contratos e a estruturação da governança.

O encerramento do evento foi marcado por uma visita ao Bioparque Pantanal. Foi um desfecho simbólico para uma jornada repleta de conteúdos estratégicos, troca de experiências e construção coletiva. Mais do que uma agenda técnica, o Intercâmbio representou um rico momento de integração entre as unidades estaduais e de fortalecimento da cultura cooperativista, abrindo caminho para soluções conjuntas, inovação e alinhamento institucional em prol do crescimento do cooperativismo.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema OCB/MS