
Presidente do Sistema OCB/MT participa da Jornada dos Presidentes em Washington (EUA)
- Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 1
O presidente do Sistema OCB/MT, Nelson Piccoli, está participando, esta semana, da Jornada dos Presidentes do Sistema OCB em Washington (EUA). A comitiva, liderada pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e pela gerente-geral da OCB, Fabíola Nader Motta, conta com representantes de 17 estados brasileiros.
Com uma programação intensa e estratégica, a missão tem como objetivo fortalecer a presença do cooperativismo brasileiro no cenário internacional, promovendo o diálogo com instituições diplomáticas e centros de análise geopolítica e econômica, além de abrir caminhos para novas parcerias e investimentos em iniciativas cooperativistas.
No primeiro dia de atividades, os líderes cooperativistas visitaram importantes instituições e participaram de debates de alto nível sobre geopolítica, desenvolvimento e relações bilaterais. Logo pela manhã, foram recebidos na Embaixada do Brasil em Washington, onde deram início à agenda oficial da etapa internacional da Jornada. Na ocasião, o grupo teve a oportunidade de discutir os principais desafios e oportunidades para o Brasil no atual cenário global, com ênfase no papel do cooperativismo como agente de desenvolvimento sustentável e inclusão econômica.
Na parte da tarde, a delegação seguiu para a sede da Eurasia Group, consultoria referência em análise de risco político global. Em um workshop exclusivo, os presidentes das Organizações Estaduais (OCEs) foram provocados a refletir sobre o contexto geopolítico atual e como ele impacta o ambiente de negócios e as estratégias institucionais. Em seguida, o grupo participou de um encontro no Atlantic Council, um dos principais think tanks (grupos de reflexão) dos Estados Unidos, que promove discussões sobre política externa, economia global e segurança internacional.
A Jornada dos Presidentes segue até o dia 29 de junho e incluirá visitas ao Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), American University, Nações Unidas e à Associação Nacional de Empreendimentos Cooperativistas (NCBA). O economista e diplomata Marcos Troyjo acompanha a comitiva ao longo de toda a programação, contribuindo com análises e reflexões estratégicas.
*Com informações do Sistema OCB