
Observatório do Cooperativismo debate pautas relevantes para o Ramo Crédito em Mato Grosso
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Observatório do Cooperativismo do Sistema OCB/MT realizou sua 13ª reunião do Grupo de Trabalho com Cooperativas de Crédito, reunindo representantes para debater temas que impactam diretamente o setor. A reunião abordou pontos essenciais para o planejamento e a segurança das cooperativas no estado.
Entre as pautas discutidas, destacaram-se:
- Projetos de Lei que impactam o Ramo Crédito: Foram dadas as devolutivas referente a tramitação dos projetos em tramitação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Entre eles, o PL nº 639/2024 (apensado ao PL 2344/23), que trata da segurança em aplicativos bancários móveis, incluindo a proposta de "senha do pânico". Também, o PL nº 1383/2024, sobre a obrigatoriedade mínima de vigilantes femininas em estabelecimentos financeiros. Além de um novo projeto, o PL nº 944/2025, que dispõe sobre normas de transparência e proteção de dados em operações de crédito consignado para servidores públicos estaduais.
- Sugestões para a Programação FCO 2026: O grupo discutiu propostas para o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste, visando otimizar os recursos para as cooperativas de crédito.
- Programa Vigia Mais MT: Foi apresentada a importância da adesão das cooperativas ao programa, que busca a diminuição de furtos e roubos, controle de fluxo de veículos e mitigação da atuação de organizações criminosas. A participação reforça o 7º Princípio do Cooperativismo – Interesse pela Comunidade –, gerando impacto social visível e fortalecendo a imagem institucional das cooperativas.
- Eventos Sistema OCB-MT 2025 e Calendário de Reuniões: A reunião também serviu para alinhar o calendário de eventos e futuras reuniões do Sistema OCB-MT, promovendo a organização e a participação ativa das cooperativas.
O Sistema OCB/MT reafirma seu compromisso em acompanhar e debater temas que afetam o ambiente de negócios das cooperativas de crédito, buscando sempre o aprimoramento e a segurança do setor em Mato Grosso.