Lideranças de 07 cooperativas se reuniram para debater boas práticas, sustentabilidade e construir o Plano de Ação do setor.
O Sistema OCB/MT (Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado de Mato Grosso) realizou, nesta quinta-feira (08), em Cuiabá, o Fórum de Ramos do Segmento Mineral, reunindo lideranças de 07 cooperativas do segmento. O evento contou com a presença do secretário adjunto de Mineração de Mato Grosso, Paulo Leite, além de especialistas que enriqueceram o debate sobre o desenvolvimento sustentável da atividade.
O fórum se consolidou como um espaço de diálogo e aprendizado, abordando desde as melhores práticas ambientais e sustentabilidade na mineração até as complexidades da comercialização e exportação de minérios, além do panorama atual do licenciamento ambiental. Para além da troca de informações técnicas, o encontro proporcionou momentos de compartilhamento de experiências entre os cooperados, fortalecendo os laços e a colaboração dentro do segmento.
O presidente do Sistema OCB/MT, Nelson Piccoli, destacou a relevância do evento para o fortalecimento do cooperativismo mineral no estado. "Este fórum é fundamental para alinharmos as estratégias do setor, promovermos a troca de conhecimento e buscarmos juntos soluções inovadoras para a mineração em Mato Grosso", afirmou Piccoli.
Compartilhando dessa visão otimista, Gilson Camboim, Conselheiro do Ramo TPBS do Sistema OCB/MT, destacou a expressiva participação das cooperativas e a qualidade das discussões sobre os rumos do setor. "É muito gratificante presenciar o engajamento das nossas cooperativas na busca por conhecimento e aprimoramento de suas práticas,” destacou.
Para ele, a relevância do encontro reside na oportunidade que as cooperativas tiveram de se inteirar sobre as dinâmicas de mercado, as ferramentas disponíveis e as futuras ações governamentais, elementos fundamentais para impulsionar o desenvolvimento do setor. "Este fórum proporciona às cooperativas um panorama completo do cenário atual e futuro, permitindo que possamos trabalhar juntos para fazer acontecer um setor mineral mais forte", concluiu.
O secretário adjunto de Mineração de Mato Grosso, Paulo Leite, ressaltou o potencial do setor mineral cooperativista para o desenvolvimento econômico do estado, aliado à preservação ambiental. "O governo estadual reconhece a importância da mineração para a nossa economia e busca ser um parceiro no desenvolvimento de práticas que conciliem a produção com a sustentabilidade. Este fórum é um excelente espaço para essa construção conjunta", declarou o secretário.
Darcy Winter, presidente da Cooperalfa, que reúne mais de dois mil cooperadores de Alta Floresta e região, enfatizou a importância do fórum para o dia a dia das operações. "Participar de um evento como este nos permite estar atualizados sobre as legislações ambientais, as novas tecnologias e as tendências de mercado. Além disso, a oportunidade de conversar com outras cooperativas e trocar experiências é muito enriquecedora e nos ajuda a enfrentar os desafios do nosso setor de forma mais colaborativa. Com certeza vou levar bons resultados para compartilhar com nossos cooperados", pontuou.
Plano de Ação do Segmento Mineral - Os participantes deram início à elaboração do Plano de Ação do Segmento Mineral. Essa etapa visa consolidar as discussões e os anseios do setor em um documento estratégico que norteará as ações e prioridades para os próximos anos.
A construção colaborativa desse plano, com a participação ativa das lideranças das cooperativas, demonstra o engajamento do setor em buscar um desenvolvimento mais organizado, sustentável e representativo.