Novas cooperativas conhecem serviços do Sistema OCB/MT em evento online
- Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 2
Evento Portas Abertas conecta novas organizações a um portfólio completo de soluções em inteligência, capacitação, suportes tributário, jurídico e ambiental
O Sistema OCB/MT realizou nesta quarta-feira (14/01) o evento online Portas Abertas, dedicado às cooperativas registradas no segundo semestre de 2025. O encontro reuniu lideranças do Sistema para apresentar o portfólio de serviços e produtos que visam impulsionar o desenvolvimento e a sustentabilidade das novas organizações.
A abertura foi realizada pelo presidente do Sistema OCB/MT, Nelson Piccoli, que destacou a mudança de vida que o cooperativismo proporciona e o papel ainda mais fundamental do Sistema neste ano de transição econômica.
"É uma alegria enorme para o Sistema recebê-los. O cooperativismo transforma realidades e queremos que vocês tenham todo o suporte para crescer. Neste ano, em que o país entra em um novo modelo tributário, estamos prontos para dar às cooperativas tudo o que precisam. Nosso papel é garantir que, diante dos desafios da Reforma Tributária, vocês tenham orientação técnica e jurídica de excelência para seguir produzindo e gerando valor", afirmou Piccoli.
O grande destaque do encontro foi a apresentação das soluções estratégicas voltadas à gestão e ao crescimento das cooperativas, conduzida pelas gerências finalísticas.
Sâmyla Sousa, gerente de Inteligência e Desenvolvimento de Cooperativas, detalhou as ferramentas de análise do Observatório do Cooperativismo e o portfólio focado em crescimento sustentável. Ela explicou como os diagnósticos do Sistema avaliam pilares essenciais como governança, gestão, conformidade legal, princípios cooperativistas, desempenho econômico-financeiro, negócios e sustentabilidade (ESG). Sâmyla reforçou, ainda, o suporte especializado oferecido nas áreas Jurídica, Ambiental e Tributária, fundamentais para a segurança operacional das novas cooperativas.
A gerente de Educação e Promoção Social, Tatiane Perondi, apresentou o ecossistema de aprendizado do Sistema, destacando soluções como o Aprendiz Cooperativo, a Educação Executiva e a vitrine CapacitaCoop, todas personalizadas para as demandas de cada ramo. Além da formação técnica, Tatiane detalhou os programas de Promoção Social, que fortalecem o lado humano das cooperativas através de iniciativas de saúde, bem-estar, inclusão, diversidade, voluntariado, cultura e educação cooperativista.
Para garantir que toda essa estrutura de suporte chegue de forma eficiente à ponta, a sustentabilidade financeira do modelo também foi pauta do encontro. A coordenadora Administrativa e Financeira, Joice Rondon, detalhou o funcionamento das contribuições cooperativas. Ela explicou como esses recursos garantem a sustentabilidade do Sistema e retornam diretamente aos cooperados por meio de representatividade política, defesa institucional e serviços especializados de alto valor agregado.
Por fim, a coordenadora de Marketing e Comunicação, Clarissa Rosa, abordou as campanhas de pertencimento e a força da marca nacional 'Somos Coop' como ferramenta estratégica para o fortalecimento da imagem e autoridade das novas cooperativas no mercado.
Cooperativas Participantes
Estiveram presentes representantes das seguintes organizações:
- Cooasin (Sinop)
- Cooper Farm (Juara)
- Cooaval (Querência)
- Coaforte (Sorriso)
- Coopersaf (Alta Floresta)
- Cooperativa Univale (Querência)
- Coopernova (Nova Maringá)