Sistema OCB/MT participa de articulação em defesa do setor lácteo de Mato Grosso
- Artigos em destaque na home: Artigo Principal
O Sistema OCB/MT participou, nesta terça-feira, de uma reunião estratégica com o vice-governador Otaviano Pivetta e o secretário de Fazenda, Rogério Gallo, para tratar da crise no setor de laticínios do estado. A agenda foi uma iniciativa da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e do Sindilat, que convidaram o Sistema OCB/MT para integrar a frente de defesa do setor.
Durante o encontro, liderado pelo presidente da Fiemt, Silvio Rangel, foi apresentado um raio-x do segmento baseado em estudos do Observatório de Mato Grosso. O objetivo foi demonstrar ao Governo do Estado os desafios urgentes que produtores, indústrias e cooperativas lácteas enfrentam atualmente.
Participaram da reunião o Vice-Governador Otaviano Pivetta, o Secretário de Fazenda Rogério Gallo, o presidente da FPA-MT Deputado Estadual Dilmar Dalbosco.
O cenário das cooperativas
O superintendente do Sistema OCB/MT, Frederico Azevedo participou representando o setor, destacando que o setor cooperativista tem sido severamente impactado pelo atual cenário do setor lácteo, com o fechamento da operação de leite UHT de cooperativas e laticínios pela falta de rentabilidade.
"A captação de leite pelas cooperativas tem caído drasticamente ao longo dos últimos anos. Hoje, o cooperativismo representa apenas 28% da captação estadual, além do que Mato Grosso, que já foi o 8º produtor de leite brasileiro caiu para 13. Estamos sofrendo com um processo de desindustrialização do leite que compromete não apenas as cooperativas, mas a renda de milhares de famílias de produtores", alertou Azevedo.
Encaminhamentos e Parcerias
Como resultado imediato da mobilização, o Governo do Estado se comprometeu a implementar, ainda este mês, aperfeiçoamentos tributários para devolver competitividade ao setor. Além disso, uma nova frente de trabalho será formada para estabelecer um Programa de Reestruturação do setor em parceira com Fiemt, Sindilat, OCB e FAMATO para elaboração de um programa para fortalecer o segmento.