Sistema OCB/MT apresenta setor cooperativista mato-grossense à Petrobras
Featured

Sistema OCB/MT apresenta setor cooperativista mato-grossense à Petrobras

  • Artigos em destaque na home: Artigo Principal

O Sistema OCB/MT intermediou uma série de reuniões estratégicas entre a Petrobras e cooperativas agropecuárias da região Norte de Mato Grosso. O principal objetivo é analisar a venda direta de óleo diesel da estatal para grandes consumidores, como as cooperativas e consórcios de cooperativas

Os encontros foram nas sedes das cooperativas Coami, Coacen, Coavil e Coap, em Sorriso, que representam um volume significativo de consumo de diesel na produção do agronegócio mato-grossense. Outras cooperativas agropecuárias de diversas regiões também participaram de forma remota.

A relevância do projeto é apoiada pelo Governo Federal e é um desdobramento de reunião realizada na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com o Ministro Carlos Fávaro e a Presidente da Petrobras Magda Chambriard. A iniciativa se alinha com a política de buscar alternativas para diminuir os custos de produção e aumentar a competitividade do setor.

“A possibilidade da venda/compra direta de Diesel para grandes consumidores, como as cooperativas, é desafiadora, mas extremamente importante. Isso pode atuar como redutor de custo para os cooperados, que estão com custos de produção aumentando nas últimas safras e, portanto, buscar soluções de custo, qualidade e entrega é buscar melhoria das sobras do cooperado”, destaca o superintendente do Sistema OCB/MT, Frederico Azevedo.

A modalidade de venda direta, em estudo que está sendo discutida nesse momento é focada exclusivamente para as cooperativas agropecuárias e seus cooperados com grande volume de demanda e capacidade de recebimento do produto.

Entre os pontos técnicos e logísticos discutidos, estão:

  • Regulação Específica: O projeto exige a observância rigorosa da legislação vigente, incluindo aspectos regulatórios sobre a venda de combustíveis.
  • Logística e Qualidade: Foram avaliadas as condições de logística e a garantia da qualidade do produto fornecido pela Petrobras.
  • Infraestrutura: Foi apresentada a base de distribuição em Sinop pela Petrobrás, o que facilitaria o atendimento.
  • Tanques Homologados: Um dos modelos estudados prevê que a cooperativa possa homologar tanques de armazenamento para, então, realizar a distribuição para seus cooperados.

“O Sistema OCB/MT seguirá intermediando as conversas e dando o suporte técnico-institucional necessário para que as cooperativas de Mato Grosso possam concretizar, se for de interesse, esta importante oportunidade de negócio, trazendo mais eficiência e economia para o agronegócio cooperativista”, conclui o presidente do Sistema OCB/MT, Nelson Piccoli.

“A iniciativa, estruturada com outras entidades parceiras, é mais um passo para que o Sistema OCB/MT cada vez mais esteja entregando valor para as cooperativas, criando oportunidades e solucionando as dores que atingem nossa produtividade”, pontua Silvano Filipetto, representante do ramo agropecuário do Sistema OCB/MT e presente na reunião.

Conteúdos Relacionados