
Empresários chineses conhecem o cooperativismo mato-grossense
- Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 1
O Sistema OCB/MT recebeu, nesta terça-feira (26), a visita do diretor da TINKT Intl Trade, Yin Pan, e do assessor Jorge Shih Hung, em uma agenda voltada à prospecção de oportunidades de negócios e parcerias estratégicas no estado.
A TINKT é uma empresa brasileira de capital chinês que atua com foco em investimentos em recursos minerais e soluções de construções modulares. A visita, integra uma programação organizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) e teve como objetivo apresentar o cenário do cooperativismo em Mato Grosso.
A gerente de Inteligência e Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB/MT, Sâmyla Sousa, liderou a reunião. Ela destacou o crescimento do cooperativismo no Brasil e, em especial, no estado, apresentando dados que demonstram a força e a importância desse modelo de negócio para a economia local.
Também participaram do encontro, o coordenador do Observatório do Cooperativismo, Júlio Rossi e a Analista Ambiental, Juliane Ávila, além do coordenador de Comércio Exterior da Sedec-MT, Leonardo Figueiredo.
A TINKT Mineração possui uma atuação diversificada. No setor mineral, a empresa adquiriu uma área de mineração em Rondônia e obteve o Guia de Utilização (GU). Além da mineração, a empresa atua no setor de insumos e equipamentos em parceria com a chinesa Zhengfei Wang Agriculture. Essa colaboração visa a exportação de fertilizantes — como cloreto de amônio, sulfato de amônio granulado e alguns tipos de fosfato — para o mercado agrícola da região Centro-Oeste brasileira.
A visita da comitiva teve como objetivo identificar novas oportunidades de investimento em áreas minerais no estado, avaliar a viabilidade de implantação de uma unidade de produção ou montagem de construções modulares, e estabelecer parcerias locais para a distribuição de fertilizantes, motobombas e materiais industriais. Além disso, a empresa busca iniciar relacionamentos com instituições públicas e parceiros privados para futuros projetos.