COOPERA + MT: Trilha de Negócios chama cooperativas a inovarem e criarem novas oportunidades
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COOPERA + MT: Trilha de Negócios chama cooperativas a inovarem e criarem novas oportunidades

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Palestrantes compartilharam insights e provocaram cooperados a intensificarem seus negócios durante o Coopera + MT

Provocação e muita motivação foram os combustíveis da trilha temática sobre Negócios, na tarde do Coopera + MT, realizado em 23 de setembro em Cuiabá, pelo Sistema OCB/MT. A reunião de especialistas renomados gerou um grande intercâmbio de conhecimento para auxiliar as cooperativas a intensificar seus processos e, ao mesmo tempo, fomentar as oportunidades em seus ramos de atuação.

A primeira palestra, Transformação digital nas cooperativas, foi realizada pelo mineiro Ricardo Rocha, responsável pela digitalização de mais de 300 mil empresas pela iniciativa Parceiro Magalu e pelo projeto Plataforma Seller.

Defendendo a construção de resultados de alta performance pelo que chama de “transpirar junto com o time”, Rocha defendeu que as cooperativas se conectem com os cooperados, ajudando-os a prosperarem. “O desafio é fazer isso em escala, e não apenas para algumas pessoas”, observou o palestrante. De acordo com ele, “80% dos negócios fecham por imperícia e inabilidade. Por isso, temos que cuidar do cooperado, participando do jogo para que ele não quebre”, sugeriu.

Para o tema Parcerias e Redes de Cooperação, Elizeu Batista e Luz, especialista de estratégias da Cooperativa Agrária Agroindustrial, trouxe do Paraná uma gama de experiências sustentáveis promovidas pela intercooperação.

O estrategista contou a experiência da Agrária, fundada em 1951 em Guarapuava (PR), com 500 famílias vindas da Alemanha. Hoje são 744 cooperados, quase 2 mil trabalhadores e sete indústrias, com um faturamento de R$ 7,5 bilhões ao ano. Atualmente, a Agrária é responsável por 40% de todo o malte produzido no país e atua junto a todas as fábricas de cerveja do Brasil.

Todo esse resultado foi conquistado com parcerias com outras cooperativas, investindo em pesquisa e inovação, em que cada uma coloca aquilo que faz melhor e todas participam da tomada de decisão, numa busca pela prosperidade compartilhada. “Essa prosperidade deve ser para todos os cooperados, todos devem evoluir, compartilhar o valor e o ganho da estrutura. Fazendo com coerência e transparência, se gera confiança e todos se engajam, ganham e participam”, argumentou Elizeu.

A nova era do cooperativismo: dados e inteligência de mercado como estratégia foi o tema abordado pelo coordenador do Observatório do Cooperativismo de Mato Grosso, Júlio Rossi. Ele mostrou a importância estratégica de dados confiáveis para a tomada de decisões pelas cooperativas e mostrou como o Observatório funciona. A plataforma é hoje uma ferramenta de produção de dados para o setor, um centro de inteligência para ajudar as cooperativas a melhorarem seu desempenho. Há diversos dados disponíveis, como os Painéis de Ramo, Simuladores, Calculadores de Rentabilidade, Informes Técnicos, Cartilhas e Estudos de Impacto produzidos a partir da solicitação das cooperativas. “Tudo isso está disponível para o setor”, lembrou Rossi.

Na sequência, de São Paulo, o empreendedor digital e escritor, Luciano Pires, que se define como um provocador de ‘fitness intelectual’, trouxe para o encontro A fórmula da inovação no cooperativismo. Chamando o tempo todo a plateia para a reflexão sobre como elas são impactadas diante de suas experiências, ele conduziu os participantes a entender que o valor de um produto está na experiência emocional que gera.

Luciano defendeu que as cooperativas devem conhecer as expectativas dos seus clientes e gerenciá-las, prometendo o que podem cumprir, mas criando sua forma própria (“seu jeitão” especial) para atendê-los. “Cabe às cooperativas entregarem aos seus clientes o CEUS, a experiência Criativa, Excepcional, Única e Sensorial. Só assim ele jamais se esquecerá e estará envolvido para sempre com essa experiência”, garantiu.

Ao final da trilha temática, Tarcísio Gama de Oliveira, tesoureiro numa cooperativa do ramo de educação no Médio Araguaia, relatou que participar das palestras abriu sua mente para a inovação. “Anotei pontos estratégicos e agora olho para a minha realidade e vejo oportunidades para implantar ou repensar a gestão da escola. Gostei bastante e vou ajudar a melhorar lá”, destacou.

Sobre o Coopera + MT

A segunda edição do Coopera + MT, organizada pelo Sistema OCB/MT, teve como tema central “Cooperativismo e Economia: Construindo um modelo de negócio competitivo e sustentável”. Com um público qualificado, reuniu 487 participantes, entre lideranças, gestores e profissionais de cooperativas mato-grossenses no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. A próxima edição será em 2027.

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