Unimed Cuiabá combate o tabagismo

 

UNIMED CUIABÁ

 

Responsável por mais de 200 mil mortes por ano, o tabaco é o grande adversário do Programa Inspirar, lançado pela Unimed Cuiabá. Coordenado pelo Núcleo Viver Bem, o programa “Inspirar” oferecerá gratuitamente para clientes Unimed Cuiabá tratamento medicamentoso, acompanhamento e grupos de apoio.

A cardiologista e Diretoria de Mercado da Unimed Cuiabá, Suzana Palma, destacou o trabalho da gestão em ações e projetos voltados para a prevenção de saúde. Segundo ela, combater o tabagismo é evitar uma série de danos e doenças ao organismo, além de garantir melhor qualidade de vida à população. A Diretora reforçou ainda a criação do Núcleo Viver Bem como um importante passo na atuação da Cooperativa na medicina preventiva.

“Investir na prevenção é muito mais eficiente do que trabalhar para tratar a doença. No caso do tabagismo, as consequências são muito graves tanto para quem fuma, quanto para quem está próximo. Dizemos hoje que o tabaco é um dos grandes males da sociedade, principalmente, por sua proliferação a todos ao redor. Por isto, combatê-lo é tão necessário”, disse.

Para a Coordenadora do Núcleo Viver Bem, Sharon Sousa, o “Inspirar” é um dos programas mais importantes da área devido à complexidade e dificuldades em tratar o vício do tabagismo. Ela pontua que o projeto contará com equipe multidisciplinar, oportunizando o atendimento completo ao paciente.

“Parar de fumar não é algo simples e a pessoa necessita de apoio para enfrentar a abstinência e outras consequências da falta das substâncias químicas no corpo. Quando ela passa por este período com acompanhamento psicológico, nutricional e físico, os resultados são muito mais eficazes. O objetivo do ‘Inspirar’ é garantir este suporte e contribuir com o fim do vício”, salientou.

Uma das profissionais que compõem a equipe multidisciplinar do Programa, a pneumologista Keyla Maia, trabalha há quase 30 anos no combate ao tabagismo e reforça a necessidade de oferecer apoio aos fumantes que desejam largar o cigarro. “O que mais vejo no consultório e nos atendimentos são pessoas que querem parar de fumar, mas não sabem como. O tabagismo é uma doença e tem que ser tratada por profissionais preparados para encarar todos os efeitos que a dependência causa ao paciente. Parabenizo a Unimed Cuiabá pela iniciativa e espero que possamos salvar muitas vidas neste projeto”, finalizou a pneumologista. 

Interessados em participar das atividades do programa “Inspirar” podem se inscrever, clicando AQUI:

https://docs.google.com/a/ocbmt.coop.br/forms/d/e/1FAIpQLSeFRwagicQ9exZl14CC5i9B0N56y2i99UcWyblEIZP8kP4ynA/viewform

 

Para mais informações, o telefone é (65) 3612 8779.

Conteúdos Relacionados