Featured

Sistema OCB/MT realiza Assembleia Geral Ordinária com presença de autoridades e representantes de cooperativas

 

GESTÃO DEMOCRÁTICA

AGO, com a participação do Secretário de Fazenda, Rogério Gallo, debate os impactos da reforma tributária e estratégias para o crescimento do cooperativismo em Mato Grosso

 

O Sistema OCB/MT (Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso) realizou nesta terça-feira (29/04), a Assembleia Geral Ordinária (AGO), evento que reuniu autoridades e representantes do setor cooperativista do estado. O encontro, realizado em formato semipresencial na sede da entidade, em Cuiabá, contou com a presença do presidente, Nelson Picolli e dos Conselhos de Administração do Sistema OCB/MT e do Secretário de Estado de Fazenda de Mato Grosso, Rogério Gallo, além de representantes de mais de 40 cooperativas de todo o estado.

A assembleia contou com a aprovação unânime das cooperativas quanto à prestação de contas do ano de 2024 assim como o relatório de gestão, mostrando a seriedade da condução dos trabalhos.

A assembleia reforçou, ainda, o papel fundamental do Sistema OCB/MT no apoio e desenvolvimento das cooperativas mato-grossenses. Entre os temas centrais apresentados, destacaram-se a implementação da reforma tributária e seus impactos no setor cooperativista, oportunidades para pequenos produtores e o fortalecimento das cadeias produtivas regionais.

Com a presença do Secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, um ponto importante abordado foi a necessidade de preparação das cooperativas para os desafios da reforma tributária, com ênfase nas possibilidades de ganhos que podem beneficiar especialmente os pequenos produtores, desde que organizados em um modelo cooperativista eficiente.

O presidente Nelson Picolli enfatizou a relevância do encontro e as perspectivas positivas apresentadas sobre a reforma tributária. "Hoje tivemos uma grande oportunidade de esclarecimento com o Secretário e ficou claro que, se o setor cooperativo se organizar internamente, poderá se tornar um grande exportador, uma grande indústria e trazer os benefícios da reforma para cada segmento", afirmou.

A participação do Secretário representou o reconhecimento do governo estadual sobre a relevância econômica e social das cooperativas para Mato Grosso. Durante sua fala, ele destacou o impacto positivo do cooperativismo no desenvolvimento regional e na geração de empregos, e reforçou as oportunidades que surgem com a reforma tributária.

"A oportunidade é para ontem. As cooperativas que hoje já operam precisam começar a se organizar para fazer os demais elos e mostrar o que fazem e sua governança. Temos duas grandes oportunidades aqui: para os pequenos agricultores que faturam até R$ 3,6 milhões e em diversas cadeias produtivas da agropecuária. Se a venda ao consumidor final for feita via cooperativa, o crédito retorna ao produtor, sem margem de supermercado. O Estado está à disposição para apoiar esse processo", disse o Secretário Rogério Gallo.

O presidente da BRCOOP de Nova Mutum e da FETRANSCOOP (Federação das Cooperativas de Transporte de Mato Grosso), Marcelo Antônio Angst, que também é membro do Conselho de Administração da Cresol Mato Grosso, compartilhou sua avaliação sobre o evento:

"Com a participação do secretário Gallo, percebemos que as cooperativas têm muito a ganhar nesse processo, especialmente em função do ato cooperativo e das operações entre cooperados. Precisamos nos preparar adequadamente para as mudanças que virão até 2032", afirmou Angst.

Durante a assembleia, foram apresentados os resultados alcançados no último exercício e discutidas as diretrizes estratégicas para o próximo período. Os relatórios demonstraram o crescimento consistente do setor, mesmo diante dos desafios enfrentados nos últimos anos.

A reunião semipresencial permitiu a participação dos representantes de cooperativas de todas as regiões do estado, fortalecendo o princípio democrático que rege o cooperativismo. Durante o encontro, foram coletadas sugestões e demandas dos cooperativistas para integrar o planejamento das ações futuras do Sistema.

Conteúdos Relacionados