Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118

2ª etapa de 2009 “Cantos de Nossa Gente” em Terra Nova do Norte

O show aconteceu na tarde de sábado (31/10), no CTG, do município de Terra Nova do Norte, a 670 quilômetros Cuiabá, cantando sucessos de várias épocas com Pescuma, Henrique e Claudinho. Para muitos gaúchos, paranaenses, entre outros que lotaram o CTG foi o primeiro contato com o rasqueado cuiabano e música de raiz mato-grossense. Para ensinar os primeiros passos, as dançarinas puxadas pela tradicional ceramista Domingas, do bairro São Gonçalo Beira-Rio de Cuiabá iam abrindo alas, convidando a plateia  para “rasquear”.

O presidente da Cooperativa Agropecuária Mista Terranova Ltda - Coopernova, Daniel Robson aprovou a ideia de o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso (Sescoop-MT) levar cultura para as comunidades que vivem longe dos grandes centros.  “Acho a vinda deles de fundamental importância, pois aqui há cooperados e também a sociedade. Em outro momento vamos tentar incorporar a sociedade como um todo para participar desses shows”, disse o presidente, mostrando interesse em fazer parceria para montar um evento maior com o trio Pescuma, Henrique e Claudinho. “É fundamental trazer a essência da cultura mato-grossense para nossos cooperados e nossa sociedade que tem pouco conhecimento da cultura cuiabana. Essa integração é importantísssima”, reconheceu Daniel, manifestando interesse até de conhecer os grupos de cururu e siriri.

O momento era de festa em torno dos 22 anos de atuação da Coopernova, oportunidade em que a diretoria avaliou que perdeu muitas batalhas, mas assegurou o foco principal que é fazer com que a essência do cooperativismo sobreponha o individualismo. Para Daniel, “a melhor coisa que nós temos é esse grupo de pessoas com interesses comuns, com objetivos definidos que faz com que o individualismo fique à margem disso tudo”.

O fundador da cooperativa, o gaúcho Acasio Weirich, 57 anos, também gostou da festa. E mais, para ele a Coopernova significa o seu progresso em Terra Nova. Ele veio de Tenente Portela (RS), em 1979, trabalhar na agricultura. Na época, era conselheiro administrativo da Coopercana, hoje trabalha na agropecuária.  “Dá para dizer com voz firme e cabeça levantada: se a vida está difícil com cooperativismo, sem ele será muito pior”, constata Weirich.

A diretoria da OCB-Sescoop-MT parabenizou a Coopernova. O presidente Onofre Cezário de Souza Filho informou que está em estudo uma viagem técnica, intercâmbio cultural para conhecer o que há de mais avançado no Brasil ou mundo em termos de produção de leite, visando melhoria genética da produção.

 

 

 

Conteúdos Relacionados